OFICINAS DE SABERES, FAZERES E FALARES

As atividades são organizadas em diversas oficinas culturais (abaixo relacionadas), após a escolha da criança/adolescente em  participar  de  oficinas que convêm às suas expectativas.  As oficinas podem ser assim apresentadas:

Roda de Leitura: prática de leitura em voz alta e em grupo. Para adquirir capacidade cognitiva, alunos necessitam de instrução efetiva em cinco áreas: fonêmica, fonética, fluência, vocabulário e compreensão do texto. Em pequenos círculos, participantes se alternam lendo em voz alta e parando periodicamente para discutir sobre o significado dos trechos lidos.

Oficina de Artesanato: produção de trabalhos manuais, refletindo uma relação do artesão aprendiz com o meio onde vive e a sua cultura. Valorizar a diversidade cultural e a utilização de materiais descartáveis na produção de peças utilitárias, artísticas e recreativas.  Desenvolver o saber, a arte, a criatividade e a habilidade.

Oficina de Teatro e Teatro de Bonecos: estímulo à criatividade, à integração social, à dignidade, o respeito à diversidade cultural, assim como a utilização da linguagem cênica como um meio de expressão da realidade social.

Oficina de Canto Coral: musicalização com crianças e adolescentes, estimulando a compreensão dos elementos da linguagem musical, a criatividade, a integração social, a dignidade e o respeito à diversidade cultural.

Oficina Dança: desenvolvimento de atividades físicas, interpretação e expressão corporal. Trabalho de noção coreográfica pelos movimentos rítmicos, formativos, criativos e contagem musical. Visa a contribuição para a socialização da criança e do adolescente.

Oficina de Capoeira: valorização das questões culturais de caráter popular na luta pela cidadania, no combate ao preconceito racial. Colaboração na formação da identidade social das crianças e adolescentes, na capacidade de lidar com a diferença, com a alteridade, tornando-os mais livres de preconceitos e mais tolerantes.

Oficina de Música: aprendizagem das técnicas de linguagem musical para crianças e adolescentes com o uso de instrumentos musicais diversos.

Oficina de Percussão: aprendizagem das técnicas de linguagem musical para crianças e adolescentes com o uso de instrumentos de percussão.

Oficina do Escritor: utilização da escrita na produção de textos de forma orientada e livre, desenvolvendo e explorando as habilidades como reflexão, interpretação, compreensão e criatividade.

Oficina de Comunicação: uso das novas tecnologias da informação e comunicação objetivando a inclusão digital, a expressão e a comunicação. Desenvolvimento da capacidade dos alunos de interpretarem as notícias e aguçar o espírito crítico; trabalhar a redação e criação de algumas mídias: jornal, blog – e roteiros para programas de rádio e TV.

Oficina de Grafite: valorização da arte gráfica no espaço público e privado. Compreensão do desenho e da pintura como expressão de valores históricos – culturais de importante papel social.

 

Oficina de Brincadeiras: Valorização da infância e da ludicidade por meio das brincadeiras. Resgate das antigas brincadeiras de rua e cantigas de roda.

Oficina de Circo: sensibilização corporal e o contato com os aparelhos e as técnicas do circo sem ter a necessidade de ser uma aula, e sim uma divertida experiência dentro do universo circense.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

A relação das oficinas acima descritas, não significa serem as únicas a serem desenvolvidas. A entidade considera que além dessas, várias outras podem ser acrescentadas, desde que estejam coerentes aos objetivos propostos e atendam às demandas  específicas que possam surgir em cada contexto trabalho. 

 

 
Make a Free Website with Yola.